Primeiro futebol olímpico e futebol paraolímpico

18-Franca-x-Upton-Park-1900

O confuso torneio olímpico de 1900

Os Jogos Olímpicos de 1900 foram os segundos da história e o primeiro a ter um torneio de futebol. E também foram famosos pelo caos da organização, que teria levado o Barão de Coubertin a admitir a amigos que “foi um milagre o movimento olímpico ter sobrevivido aos Jogos de 1900”. Um exemplo claro disso foi no próprio futebol, que teve um campeão em um jogo, sem premiação e reconhecido retroativamente. Confira essa história no relato do site Trivela.

Upton Park: 90 minutos para um título olímpico sem ouro em Paris-1900


futebol-cinco

Conheça o futebol de cinco

O ciclo olímpico está se encerrando com o final das Paraolimpíadas de Tóquio. Para o futebol como um todo, esta edição marcou a perda de uma modalidade: o futebol de sete, para atletas com paralisia cerebral, foi retirado do programa, enquanto o futebol para amputados e o futebol de cadeira motorizada tentaram entrar, mas não conseguiram. Sobrou só o futebol de cinco, jogado por deficientes visuais (e que só é disputado no masculino). A Superinteressante explica a modalidade no link abaixo.

Como funciona o futebol para pessoas com deficiência visual na Paralimpíada?

Obs.: a Super errou ao dizer que o futebol de sete é modalidade paraolímpica. Como dito no texto acima, ela fez parte dos jogos até a edição de 2016 e foi retirado desta.