Corinthian muito além do Corinthians

corinthian

Como o clube londrino marcou época e virou ícone (e vocabulário) do amadorismo

Nas minhas indicações de material do site Trivela, divulguei o especial deles sobre cinco clubes considerados os melhores de suas épocas, e entre eles está o Corinthian FC, clube londrino que, em suas excursões, inspirou a criação do SC Corinthians Paulista. Como o Corinthian desde os anos 1920/30 perdeu sua relevância (inclusive se fundiu com o Casuals para sobreviver, virando Corinthian-Casuals) e o Corinthians é gigante no Brasil, a maioria só conhece o time por isso. Mas ele merece muito mais atenção, conforme você vê nas nossas dicas de leitura da sequência.

A história do Corinthian é muito maior do que só ser um gancho para outros clubes. Ele foi um marco de um tempo em que havia uma verdadeira disputa ideológica e de filosofia de vida entre amadorismo e profissionalismo. Vale muito a pena conhecer a história do clube no texto abaixo de Leandro Stein para a Trivela.

Corinthian, o time amador que desafiava os esquadrões profissionais

Se a sua preferência é por ver um vídeo mais curto, apenas para ter uma pequena noção da importância do Corinthian FC na sua época, aí a recomendação é esse abaixo do canal Tifo. Mas aí, só em inglês mesmo.

Igualmente interessante é ver a origem do nome do Corinthian e como seu espírito amador criou o vocabulário “Corinthian spirit” em inglês para se referir a amadorismo e cavalheirismo: o Corinthian, por exemplo, não aceitava pênaltis por ser “anticavalheiresco”: se havia um contra, o goleiro se recusava a defendê-lo; se havia um a favor, o capitão o chutava para fora.

Eu já vi a associação do nome ser feita ao Livro dos Coríntios da Bíblia, o que era plausível (os fundadores eram religiosos) e até pessoas que dizem que o antigo povo coríntio era um bastião de amadorismo na Grécia Antiga. A origem, porém, é mais tortuosa, e o “espírito coríntio” se refere hoje mais ao clube do que à cidade-estado grega que, indiretamente, o batizou. Confira no link abaixo (em inglês).

English-Language Thoughts: The Corinthian Spirit

O Corinthian foi o bastião da nobreza e do amadorismo no que há de melhor (espírito esportivo) e pior (elitismo). E por esse segundo ponto, o elitismo extremado, é curioso ver que ele inspirou um dos clubes mais associados às camadas populares do Brasil.