E se a Copa tivesse série B?

Netherlands-vs-Italy-784x441
Itália x Holanda, final da série B de 2018. Só que não, era amistoso

Revista Série Z imagina Copa com mais divisões

E se, além da Copa do Mundo, existisse uma competição secundária para quem ficou na sequência nas eliminatórias? E se, além da série B, tivesse série para todos os países? Esse foi o exercício do pessoal da Revista Série Z, que dividiu o mundo do futebol em 7 divisões: 6 de 32 equipes e 1 de 10 equipes (com um convidado para completar). Recomendo a leitura dos dois artigos dele sobre o assunto:

Mas e se fôssemos além e imaginássemos uma competição com acesso e rebaixamento?

Sim, isso existe no mundo esportivo

Esse arranjo em séries me fez lembrar o Campeonato Mundial de Hóquei no Gelo, que é feito dessa forma, mas com uma diferença importante: o mundial deles é anual, então ao invés de eliminatórias, o que rola é de fato acesso e rebaixamento anual entre as séries.

belarus_hoquei
Belarus: rebaixado em 2018 para a série B do Mundial

Para funcionar desse jeito, só tendo campeonatos bem menores para se encaixar no calendário anual. Aí poderíamos ter o seguinte cenário: as primeiras divisões com 16 times (as 3 ou 4 primeiras), depois divisões de 8 times, e a última com o número que restar de equipes. Aí além de um torneio pelo título, haveria um torneio da morte, para evitar o rebaixamento, sempre de duas seleções.

O problema: se você já se assustou com 7 divisões, imagine agora mais de 20, todos os anos, em um formato desse tipo! No hóquei no gelo foram “apenas” 7* em 2018 porque, afinal, nem todo mundo joga hóquei no gelo. Mas que é um exercício legal de imaginação, isso é.

 

*Oficialmente, são 4: Campeonato Mundial, Divisão I, Divisão II e Divisão III. Mas as divisões I e II são divididas em grupos A e B, com acesso e rebaixamento anual entre eles, além do torneio de acesso à divisão III. Então fica assim: Mundial (1), Divisão IA (2), Divisão IB (3), Divisão IIA (4), DIvisão IIB (5), Divisão III (6), Classificatória (7).