O maior do mundo

Projeção do "Maior do Mundo" pós-reforma.

O Maior do Mundo. Uma alcunha digna de apenas um estádio de futebol no mundo: o Maracanã.

Mas peraí, o Maracanã depois de várias reformas e reduções de capacidade por motivos de segurança deixou há muito de ser o maior estádio de futebol do mundo. O Azteca, o Novo Wembley, o Soccer City, todos são maiores que ele. Afinal, qual o maior estádio do mundo da atualidade?

Por incrível que pareça (e também por não ter normas tão rígidas de segurança), ele fica na Coréia do Norte, na capital Pyongyang. O Estádio Rungrado May Day tem capacidade nominal atual para 150.000 pessoas e é famoso por, além de receber futebol, ser palco daqueles espetáculos sincronizados do público (e, justiça seja feita, tem uma bela arquitetura).

O Rungrado May Day, em Pyongyang, Coréia do Norte.

E quase o dobro da capacidade prevista do Maracanã pós-reforma de 82.500. Mas ainda é menos do que a capacidade que o Maracanã já teve. Mas o apelido “Maior do Mundo” também não pode vir daí, porque o fechado Estádio Strahov em Praga tinha capacidade de 220.000 pessoas.

Porém o Strahov não era muito bom para o público exatamente por ser muito grande (hoje o local é o centro de treinamento do Sparta Praha com incríveis 9 campos!), o que dificultava a visão do público. Sua capacidade total nunca foi atingida em jogos de futebol.

O Strahov, em Praga, República Tcheca.

E é exatamente este o grande feito do Maracanã, que o garante a eternização do apelido: o público recorde da história do futebol de 199.854 no Brasil e Uruguai de 1950. Esse é difícil de repetir. Uma marca do nosso único e verdadeiro Maior do Mundo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: