Segredos do país do futebol

São 3,4 milhões de habitantes. Aproximadamente 56 vezes menor que a população do Brasil. Menos até do que a população do Espírito Santo (que é apenas o 14º maior estado brasileiro em população). Mesmo assim, eles têm 2 títulos mundiais, 2 títulos olímpicos (na época em que os Jogos Olímpicos eram o torneio mundial de futebol mais importante) e são os maiores campeões continentais do mundo, com 15 títulos da Copa América. Em clubes, são 8 Libertadores e 6 Mundiais. E, depois de um tempo sumidos, eles estão de volta com tudo. Afinal, quais os segredos atuais da pequena República Oriental do Uruguai? Siga o resto do post e confira.

1) A tradição

Equipe de 1930.

Imagine que você nasce em um dos menores países do seu continente. A sua qualidade de vida é até boa, mas seus poderes político, econômico e militar não impõem muito respeito aos seus vizinhos gigantes. Entretanto, você está em um país que é bi-campeão mundial no esporte mais popular do mundo e que é idolatrado na região. Quem nasce no Uruguai, tem um motivo especial para adorar o futebol.

2) A paixão

Como todo bom sul-americano, o torcedor uruguaio é um fanático por natureza.

3) Peso da camisa

Mesmo quando passava por uma enorme entressafra de bons jogadores, o peso da camisa celeste impõe respeito nos clássicos. O Brasil passou mais de 20 anos sem ganhar do Uruguai fora de casa.

4) O planejamento

O Uruguai não foi campeão de tudo nas décadas de 20 e 30 por acaso. Quem já leu Eduardo Galeano, escritor uruguaio, sabe que havia um programa de incentivo ao esporte nas escolas de todo o país (coisa que ele lamentava ter acabado e apontava aí o declínio do país no futebol). E o planejamento voltou a fazer a diferença na nova gestão.

5) Um Maestro

Hoje, se Óscar Tabárez quiser, é eleito presidente. “El Maestro” recuperou o futebol do país com um planejamento exemplar, que vai desde aproveitamento máximo das peças disponíveis em campo, passando pelas categorias de base (e que já dá resultados: sub-17 vice-campeão do mundo e sub-20 classificado para as Olimpíadas) e até por uma orientação de conduta dos jogadores, para que todos sirvam de exemplo aos jovens. Nas palavras do próprio, tão importante como o 4º lugar na Copa foi o reconhecimento pela sua Academia de Letras de que seus jogadores foram exemplos em todos seus pronunciamentos no torneio.

6) A garra

O Uruguai não se entrega e briga do começo ao fim. Nas palavras de Galeano, o problema das novas gerações uruguaias era confundir garra com violência. Não parece ser mais na gestão de Tabárez. O Uruguai foi campeão da América com muita briga e direito a troféu fairplay. E o símbolo dessa nova realidade está no ataque.

7) O melhor ataque do mundo

A dupla Diego Forlán e Luisito Suárez é o ataque dos sonhos de qualquer técnico. Distribuem habilidade em campo, não perdoam o goleiro adversário, colocam os companheiros na cara do gol, brigam na saída de bola, marcam na defesa… Sem marcar um gol em 12 partidas, ninguém conseguia falar que Forlán estava jogando mal. Não estava. Fora de campo, pouco se houve dos dois. E tem coadjuvantes de luxo: Loco Abreu e Cavani. Existem atacantes melhores que Forlán e Suárez? Sim. Só no Brasil e na Argentina acharíamos alguns. Mas nenhuma dupla de ataque funciona tão bem em uma seleção atualmente.

Calma, eles não são imbatíveis. Os pontos fracos da Celeste Olímpica.

O Uruguai tem uma defesa forte e um ataque excelente. Mas tem um goleiro que não é confiável. Muslera foi destaque da Copa América, mas será que dará seqüência à boa fase? E, uma coisa é certa: falta um armador no meio-campo, função para a qual Forlán, por toda sua habilidade, acaba sendo improvisado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: