Aconteceu no Mundo da Bola

JOGADORAS DO IRÃ IMPEDIDA DE JOGAR COM VÉUS

Jogadora do Irã chora ao ser informada que não poderia jogar.

Uma situação um tanto quanto absurda puniu nesta e na última semana as atletas do Irã na segunda fase do torneio Pré-Olímpico de futebol, jogado na Jordânia. Baseado em um regulamento da Fifa que proíbe o uso de qualquer traje que cubra o pescoço e as orelhas, a seleção iraniana perdeu por WO para seus adversários, pois suas jogadoras se apresentam com o véu islâmico como manda sua tradição.

Curiosamente, as jogadoras do Irã se classificaram na primeira fase do mesmo torneio usando as roupas que agora foram consideradas irregulares. A federação nacional vai formalizar um protesto contra a Fifa, que ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Jogadoras do Irã rezam antes de partida.

O Cultura FC é a favor do futebol como um esportes para todos, seja jogado na altitude, no frio, no deserto e até mesmo com véu. Se você concorda ou não com o tratamento dado às mulheres no Irã é outra questão (nós, por exemplo, discordamos), mas uma tradição – já milenar – como o uso do véu deve ser respeitado (inclusive há muitas mulheres fazem questão de usá-lo).

Ainda mais se considerarmos que ele não traz nenhum benefício esportivo para o Irã e nem coloca em risco a saúde das adversárias (como anéis, relógios, cordãos…), não há motivo para banimento que não seja político. Vale lembrar que jogar futebol pode ser uma das poucas oportunidades dessas mulheres serem incluídas na sociedade. Vergonha…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: