43′ Petković 10 anos – o significado de um gol

Tudo jogava contra nós. A vantagem jogava contra: o Vasco podia até perder por um gol de diferença. O momento jogava contra: em uma semana, perdemos a primeira partida para o Vasco e fomos eliminados da Copa do Brasil pelo Coxa. Os craques jogavam contra: estavam brigando entre eles e o nosso camisa 10 abandonara a concentração na antevéspera do jogo. E, por fim e mais incrível, a torcida jogava contra: pixando os muros da Gávea com frases até de “morte aos sérvios”.

Mas tudo jogava a favor porque somos o Flamengo. A vantagem jogava a favor porque deu mais motivação à equipe de jogar contra um rival que tínhamos ampla vantagem em confrontos recentes. O momento jogava a favor porque era uma decisão e se tem algo que marca o Flamengo é que ele é o time das decisões. Os craques jogavam a favor porque eram Edílson e, claro, Petković, o gringo. E a torcida jogava a favor porque, ora, somos flamenguistas e temos sempre a certeza de que podemos fazer a diferença.

Lotamos os estádios: o Maracanã e nossas salas. E temos certeza que jogamos juntos. Mas chegando aos 42 minutos com 2 a 1 no placar, ainda nos faltava algo que nos acostumamos a ver brilhar e decidir a nosso favor: a camisa 10 do Flamengo. Se para Nélson Rodrigues, que era Fluminense até debaixo d’água, haveria de chegar o dia que o Flamengo não precisaria de jogadores, apenas de sua camisa, a 10 é aquela que é reverenciada até pela suas companheiras. A camisa 10 do Flamengo tem o poder de transformar qualquer perna-de-pau em um craque por alguns minutos, embora muitos que a usem se esforcem ao máximo para não se render a esse destino.

Não era o caso de Petković. A distância entre o Rio e a Sérvia não foi o bastante para que a camisa 10 achasse seu escolhido. Ele nasceu destinado a vesti-la. Ele nasceu destinado a cobrar aquela falta. Ele nasceu destinado a fazê-la voltar a brilhar diante de seus súditos a desesperantes 43 minutos do segundo tempo. E nesta semana de aniversário, Petković confirmou nossas suspeitas: jogamos juntos com a nossa 10 e fizemos aquela bola entrar.

As outras torcidas parecem não entender: por que comemorar um gol que valeu um campeonato estadual 10 anos depois quando o próprio Petković faria muito mais por nós no Campeonato Brasileiro de 2009? Comemoramos pela paixão. Comemoramos pela nossa camisa 10. Comemoramos pelo título, pela virada, pela garra, pela união, porque todos têm uma história daquele 27 de maio. E, acima de tudo, comemoramos porque somos flamenguistas e para nós isso tudo pode ser resumido em um gol…

…de Petković aos 43 do segundo tempo.

Crônica por Gabriel Vogas

Anúncios

4 Respostas to “43′ Petković 10 anos – o significado de um gol”

  1. Thiago Fonseca Says:

    Meu coringão campeão em 2001, sobre o botafogo de ribeirão. Eu na Jair de Andrade comemorando sozinho no meio de milhares de flamenguistas.
    Tive medo aquele dia, pensei que não voltaria para casa. Mas voltando ao gol de Pet, certamente um dos mais belos momentos históricos do futebol brazuca e do Mario Filho. Se eu fosse flamenguista….ia ficar muito doido de cevada.

  2. Vitor Vogas Says:

    Massa, Gabriel. Confesso que até me emocionei. Você realmente tem talento pra escrever sobre futebol, o que não é nada fácil. Tem um estilo ao mesmo tempo informativo e apaixonado. Continue escrevendo sobre o Flamengo! Daqui a alguns dias, o gol do Pet na decisão daquela Copa dos Campeões (muitíssimo parecido com o do tri) também vai completar dez anos.

  3. Dedinhos Nervosos Says:

    Vogas!!!! Eu VI este jogo e quase morri de tanto gritar! Pergunta se eu chorei! rsrs Seu texto foi de arrepiar, emocionante e empolgante. Obrigada por me relembrar aquele lindo final de jogo! MEEEEENGOOOO!!!!!

  4. Leandro Says:

    Genial!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: