O Plebeu do Futebol Brasileiro

Ele foi rejeitado em mais de 8 peneiras no futebol paulista, não participou de categorias de base, não aprendeu os fundamentos básicos do futebol como a grande maioria dos jogadores e, ainda, não tinha nenhuma perspectiva de algum dia sair do futebol de várzea.

Ninguém arriscaria sequer uma ficha para apostar que um plebeu desses iria chegar à realeza de vestir a 9 da tão sonhada amarelinha. Mas esse feito ele já conseguiu, e com aplausos do professor, Mano Menezes.

Conheça um pouco da história de Leandro Damião, atual artilheiro do Internacional/RS.

Leandro Damião da Silva dos Santos, mais conhecido como Leandro Damião, nasceu em Jardim Alegre/PR, em 22 de julho de 1989.

Jogou na várzea em São Paulo até os 17 anos; diferentemente da maioria dos jogadores, Damião não foi trabalhado em times júniores. Em 2007 seu pai conseguiu um teste no Atlético de Ibirama, time da primeira divisão do Campeonato Catarinense, foi aprovado, e estreou aos 17 anos. No ano seguinte, teve uma breve passagem por empréstimo no XV de Outubro e no Marcílio Dias onde disputou o Campeonato Brasileiro da Série C de 2008, e ao final do ano teve uma passagem relâmpago pela equipe do Cidade Azul. Mas a consagração viria no ano seguinte, no Campeonato Catarinense de 2009, novamente pelo Atlético de Ibirama, quando foi o artilheiro do time, chamando a atenção de outros clubes.

No Internacional/RS

O jovem centroavante chegou ao Inter, sendo contratado por empréstimo. Disputou o gauchão de juniores e, posteriormente, a Copa FGF 2009 pelo Inter B, sagrando-se campeão do torneio estadual e sendo artilheiro da competição. Assim, o time B foi escolhido para disputar as três primeiras rodadas do Gauchão 2010, e Damião fez três gols, o que fez o Inter agir rápido e comprar os direitos econômicos do atacante, além disso, Damião foi integrado na equipe principal.

Com a chegada de Celso Roth no comando, Damião teve raras oportunidades no Inter, mas provou ser decisivo em momentos importantes, inclusive marcando um dos gols na vitória colorada contra o Chivas Guadalajara do México na final da Copa Libertadores da América de 2010.

Em 2011, Damião finalmente assumiu a titularidade do Inter, com um inicio de ano com muitos gols, e média maior do que um gol por partida, média esta que fez ele chegar à Seleção Brasileira.

Na Seleção Brasileira

No dia 21 de março de 2011, Leandro Damião foi convocado pelo técnico Mano Menezes para a Seleção Brasileira que disputou um amistoso contra a Escócia, em Londres. Jgando com a camisa 9, Damião fez um bom jogo, quase deixou sua marca em uma cabeçada, mas para a lamentação do atacante, a bola parou no travessão. O Brasil venceu o jogo contra a Escócia por 2 a 0, com dois de Neymar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: