Cultura Recomenda – n° 2.1

Esta semana, outra matéria do Globo Esporte chamou a atenção do Cultura, de forma que fizemos um adicional no último Cultura Recomenda (aliás, os especiais de fim de ano do site estão realmente muito bons, pelo menos na parte de reportagens, comentários vai do gosto de cada um).

CADA CULTURA, UM ESTILO DE JOGO… E DE ARBITRAGEM.

Um levantamento feito com o número de faltas, pênaltis e cartões na temporada atual de grandes campeonatos do mundo (Brasileiro, Argentino, Alemão, Inglês, Italiano e Espanhol)  mostra que o Brasil é líder de faltas e pênaltis por jogo. Entrevistados da matéria, entretanto, fazem uma análise boa dos números, mostrando possíveis causas deles entre jogadores e arbitragem e que nem por isso o futebol brasileiro é mais violento do que os demais.

Para Zico, o grande número de pênaltis se deve à habilidade do brasileiro dentro da área e que os atacantes daqui procuram os pênaltis. Já Denilson (volante do Arsenal) e Ewerthon (atacante do Palmeiras com passagens na Espanha e na Alemanha) acham que o futebol europeu, principalmente o inglês e o alemão, são mais pesados e violentos, mas os juizes que não apontam faltas que seriam marcadas aqui. O único que não entrou na dívida do assunto foi o meia argentino Montillo do Cruzeiro, que diz que não sente diferença nos países que jogou (Brasil, Chile e Argentina). Entretanto, mesmo com a segunda menor média de faltas, os argentinos lideram em cartões vermelhos, o que indica que enquanto os brasileiros têm mais expulsões por repetições de falta, os argentinos são mais violentos.

Clique aqui para ver a matéria na íntegra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: