Cultura Recomenda – n° 2

O jornalismo de um país também faz parte da sua cultura, principalmente quando investiga os próprios hábitos de uma prática. Por isso a recomendação do Cultura F. C. hoje são duas matérias especiais do site do Globo Esporte.

BASTIDORES DA MALA BRANCA


Dois agentes da mala branca revelam bastidores dessa prática bem difundida no futebol e que gera uma discussão ética longa: afinal, a mala branca (oferecer dinheiro para outro time como incentivo para que ele vença) é condenável, ou apenas a prática da mala preta (oferecer dinheiro para outro time como incentivo para que ele perca)? Na matéria, vemos claramente que no meio futebolístico só a segunda é condenável, inclusive com os agentes afirmando nunca terem presenciado casos. Deixe sua opinião nos comentários.

E nas entrelinhas temos uma análise cultural curiosa: os dois agentes não se identificam e nem falam sua origem. E, embora um depoimento confirme o outro quase na íntegra, divergem em um ponto. Para o primeiro, é impensável para um clube  e os jogadores oferecer ou aceitar mala branca do seu maior rival; para o segundo isso é absolutamente normal. Se fosse chutar, diria que aquele que nega é do Rio Grande do Sul, onde as rivalidades são mais afloradas, e o segundo é do Rio, onde (embora haja fanáticos também, claro) no geral as rivalidades são levadas mais tranqüilamente.

Clique aqui para ver a matéria na íntegra.

TIMES NÔMADES: MAIS UM TIRO NO PÉ DOS CLUBES EMPRESAS


Quem acompanha o Cultura, sabe que temos opinião contrária a clubes de empresários, empresas ou prefeituras (não exatamente ao modelo clube-empresa, mas aqui nos referimos aos clubes que são fundados apenas com esse fim), que tem carreira meteórica e ocupam espaço de times que tem torcida e tradição. Aqui temos uma boa reportagem sobre mais um fator extremamente antipático desses clubes, que é a mudança de sede. À la Grêmio Barueri (agora Prudente), o clube abandona sua torcida e busca local que dê mais lucro.

E, para aqueles defensores ferrenhos de que esporte é puramente negócio e não mais que isso, aí vão dois conceitos bases do marketing em qualquer área: crie bases da sua empresa com sua comunidade e seja fiel ao seu cliente.

Clique aqui para ver a matéria na íntegra.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: