Chega de 0 a 0. Nova série sobre desempates!

O jogo está terminando e o seu time não consegue sair do empate. E aí começa a vir todas aquelas estatísticas acumuladas, cálculos e mais cálculos do que seu time precisa para sair de campo classificado, que pode ser desde alguns gols – neste ou em outro jogo –, uma dramática disputa de pênaltis, até o tão falado e raramente visto cara-ou-coroa. Siga os posts e veja as principais formas de desempate já utilizadas no futebol, seus pontos positivos, negativos, exemplos de aplicação e uma análise feita pelo Cultura, claro.

Em partida fraca, Portugal e Brasil ficaram no 0 a 0 na Copa.

AFINAL, O JOGO EMPATOU OU NÃO?

Para começar, vamos esclarecer o que as famosas, discutidas e, por vezes, incompreendidas 17 regras do futebol tem a dizer sobre o desempate: …nada! Há uma diferença entre regras do futebol, recomendações da FIFA e regulamentação do campeonato. As regras só dizem respeito ao andamento de um jogo individual e por isso mesmo está lá, na regra 7, “Duração do Jogo”:

“A partida deve durar 90 minutos, divididos em dois tempos de 45 minutos, com um intervalo de no máximo 15 minutos. O intervalo não deve exceder os 15 minutos. Um jogo interrompido definitivamente antes do seu termo deve ser repetido, salvo disposição contraria estipulada no regulamento da competição.”

As recomendações da FIFA são aqueles “costumes” que devem ser seguidos, mas não impedem a realização de um jogo em última instância (como falta de redes nos gols ou numeração das camisas). Já o desempate fica a cargo dos regulamentos de campeonatos.

Posto isso, nenhuma forma de desempate serviria para alterar o resultado individual de uma partida, mas apenas para nível de classificação em campeonatos. Falamos “serviria”, porque a regra é clara, mas nem tanto, existe uma exceção. Então, sem mais delongas, a partir do próximo post vamos a eles, os critérios de desempate.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: