Álbum de Figurinhas – Copa do Mundo da Alemanha 2006

A última Copa do Mundo deixou figuras para serem esquecidas na cabeça dos brasileiros. Mas a azzura, que não tem nada com isso, aproveitou para consagrar o final de uma geração. Se craques como Del Piero e Totti não foram aproveitados o tempo todo, a Itália se garantiu no melhor jeito italiano: na defesa.

Então clique, acompanhe o resto do post e veja essas figuras.

.

As Sedes:

– Berlim, Colônia, Dortmund, Frankfurt, Gelsenkirchen, Hamburgo, Hannover, Kaiserslautern, Leipzig, Munique, Nuremberg e Stuttgart.

A Final:

Os campeões:


– Buffon; Zambrotta, Cannavaro, Materazzi (Nesta) e Grosso; Gattuso, Pirlo, Camoranesi (Del Piero) e Perrotta (De Rossi); Totti (Iaquinta) e Luca Toni (Inzaghi).

..

..

– Campanha do campeão: 7 jogos, 5 vitórias, 2 empates

Terceiro e quarto:

– Alemanha e Portugal

A Grande Seleção:

– Itália

A bem verdade, o melhor futebol apresentado foi pela França. Mas não foi nada de extraordinário para garantir lugar de destaque entre as grandes seleções de mundiais. Então, vamos fechar com os campeões, mas fazendo uma pequena homenagem à França.

..

O país-sede:


Fez boa campanha. Perdeu para a Itália na semifinal, mas foi o suficiente para garantir a volta da auto-estima alemã por sua seleção.

..

..

Grande jogo (fora a final):

Portugal 1 x 0 Holanda – Nuremberg, 25 de junho

(1 x 0; 1 x 0)

– Uma oitavas de final diferente. Para alguns, violenta. Para outros, Portugal e Holanda deixaram o excesso de fair play de lado e mostraram a vontade de ganhar.

Grandes craques:

*Devido ao aumento do número de figuras, dividiremos os craques em GRANDES CRAQUES e OUTROS CRAQUES, que vem no final do post.

..

..

..

..

..

..

..

..

Os craques brasileiros:

..

..

Equipes surpresas:

– Austrália

..

Não, não foi um bom futebol. Mas se já citamos aqui surpresas de todos os continentes, a Austrália também pode. Chegar até as oitavas de final (perdeu para a Itália) é o melhor resultado de qualquer país da Oceania (hoje a Austrália joga pela Ásia, mas em 2006 ela se classificou por seu continente geográfico ainda). Aliás, esse feito já estava garantido com a única vitória australiana na primeira rodada contra o Japão.

Pontos negativos:

– A participação do Brasil

Quartas-de-final nunca foi nenhum fim de mundo. Mas a forma como o Brasil se preparou para o Mundial em ritmo de festa e a apatia em campo, isso sim é vergonhoso.

A lenda:

– Campeões sem moleza

A partir das eliminatórias de 2006, pela primeira vez o campeão da edição anterior não ganha vaga direto na Copa. O Brasil (campeão em 2002) teve que disputar sua vaguinha nas Eliminatórias.

– Defesa invicta

Ser eliminado invicto de Copas nem é muito raro. Mas ser eliminado sem levar nenhum gol, só a Suíça do goleiro Zuberbühler. Quando nas oitavas, nos pênaltis o primeiro da Ucrânia foi desperdiçado, parecia que nem assim ele levaria gol. Mas levou os 3 seguintes. E a Suíça, em compensação, perdeu todos os seus 3.

– A irmã que decidiu uma Copa

Zidane foi o melhor do mundial. E era o melhor da final até ser expulso na prorrogação depois de Materazzi ofender sua irmã. Aí ficou difícil para a França e Materazzi, autor do gol na final, virou um improvável herói italiano.

Outros craques:

..

..

..

..

..

..

..

..

..

..

.

DADOS TÉCNICOS:

Participantes:

– Disputaram a Copa: 32

– Vagas na Copa: 32

– Jogaram as Eliminatórias: 194

– Inscritos nas Eliminatórias: 197

.

Regulamento:

1ª Fase: 8 grupos (4 seleções); classificam-se os 2 primeiros de cada grupo. 2ª Fase: Mata-mata (oitavas, quartas, semifinais e final, com disputa de terceiro). Desempate: Saldo de gols, gols-pró, confronto direto e sorteio, na fase de grupos. Prorrogação e pênaltis no mata-mata.

Clique e confira:

PARTICIPANTES E JOGADORES

TABELA

ARTILHARIA

ELIMINATÓRIAS (Wiki) / ELIMINATÓRIAS (RSSSF)**

ESCOLHA DA SEDE

Wikipédia Português

*Os links estão direcionados prioritariamente para a Wikipedia e RSSSF em inglês por confiabilidade de fontes.

**Como as Eliminatórias passaram a ficar muito grande, a Wikipedia subdivide os artigos por confederação, precisando seguir os links para vê-los. Por isso foi adicionado uma fonte extra (RSSSF), com layout da página pior, mas que tem todos os jogos no mesmo link.

Legendas

AET: após prorrogação (After Extra Time)

ASDET: após prorrogação com morte-súbita (After Sudden Death Extra Time)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: