Álbum de Figurinhas – Copa do Mundo da Coréia do Sul e do Japão 2002

Pela primeira vez fora do eixo América-Europa, a Copa do Mundo desembarca em dois países ao mesmo tempo: Coréia do Sul e Japão. E se fora de campo a dupla-sede deu problemas logísticos, dentro deles o Brasil só tem boas recordações.

Veja as figuras do nosso penta. Clique, acompanhe o resto do post e complete o seu álbum.

.

As Sedes:

– Coréia do Sul (CRS): Inchon, Kwangju, Pusan, Sogwi-po, Seul, Suwon, Taegu, Taejon, Ulsan, Wonju.

– Japão (JAP): Ibaraki, Kobe, Miyagi, Niigata, Oita, Osaka, Saitama, Sapporo, Shizuoka, Yokohama (RM Tóquio).

A Final:

Os campeões:


– Marcos; Lúcio, Edmilson e Roque Júnior; Cafu, Gilberto Silva, Kléberson (Juninho Paulista), Ronaldinho Gaúcho e Roberto Carlos; Rivaldo e Ronaldinho (Denílson).

..

..

– Campanha do campeão: 7 jogos, 7 vitórias

Terceiro e quarto:

– Turquia e Coréia do Sul

A Grande Seleção:

– Brasil

..

..

O Brasil fez 3 finais em 3 Copas. Ganhou duas. E desta vez ainda foi com aproveitamento total, sem jogar sequer uma prorrogação. Merecida a conquista. Detalhe: foi a seleção que mais usou atletas em um torneio. Dos 23 convocados, só os 2 goleiros reservas não entraram.

Os países-sedes:

Fizeram suas melhores campanhas da história. O Japão foi eliminado nas oitavas de final depois de um começo arrasador. E a Coréia do Sul foi mais longe, chegou à 4ª colocação, melhor posição em Copas de um país asiático, levando os fãs ao delírio.

..

Grande jogo (fora a final):

Inglaterra 1 x 2 Brasil – Shizuoka, JAP, 21 de junho

(1 x 1; 1 x 2)

– Um grande jogo do time brasileiro com direito a gol lendário de Ronaldinho Gaúcho. Depois dessa quarta-de-final, o caminho para o título estava desenhado.

Grandes craques:

*Devido ao aumento do número de figuras, dividiremos os craques em GRANDES CRAQUES e OUTROS CRAQUES, que vem no final do post.

..

..

..

..

..

..

..

Equipes surpresas:

– Senegal

Copa de surpresas. O Senegal eliminou a atual campeã, França, na primeira fase e só caiu nas quartas diante da Turquia, igualando a campanha de Camarões (1990) como a melhor das Copas de um país africano.

– Coréia do Sul

..

Como já dissemos, o time da casa conseguiu um inédito quarto lugar para a Ásia, despachando pelo caminho Portugal, Itália e Espanha. Com ajudinha do árbitro, é verdade, mas…

– Turquia

..

..

Era apenas a segunda Copa da Turquia. Mas ela chegou a um incrível terceiro lugar com apenas duas derrotas (as duas pro Brasil). Um bom time, que não repetiu o sucesso nos anos seguintes.

Pontos negativos:

– Favoritos pelo caminho

França, Argentina e Portugal estavam cotados para o título. Mas se essa foi a Copa das surpresas, também foi das decepções. Eles sequer passaram da primeira fase. A França, então, foi a pior. Quer saber por que a atual campeã não tem ninguém na lista de craques? Porque ela sequer marcou 1 gol em todo o torneio.

– Árbitros caseiros

A organização foi boa. Mas, coincidência ou não, os árbitros tiveram uma série de erros favorecendo os donos da casa, em especial os sul-coreanos. Teve direito a tudo: pênaltis invertidos contra a Itália, expulsão injusta do Totti, e até um gol de ouro da Espanha muito mal anulado.

– Problemas logísticos

As viagens internacionais e diferença de câmbio dificultaram um pouco a organização. Tanto que candidaturas conjuntas para sediar a Copa foram proibidas para 2010 e 2014.

– Problemas diplomáticos

Por causa de problemas diplomáticos com o Japão, a China exigiu jogar a primeira fase na Coréia do Sul. O contrário aconteceu com a Arábia Saudita, que requisitou jogar a primeira fase no Japão.

A lenda:

– O cabelo Cascão

Talvez a idéia de Ronaldinho fosse ficar feio a ponto de espantar os fantasmas da Copa passada. Então ele apareceu com um visual diferente. Cabelo Cascão, com o qual foi artilheiro.

– As cambalhotas do Vampeta

Quem não se lembra de Vampeta comemorando o título dando cambalhotas no Palácio do Planalto em Brasília?

Outros craques:

..

..

..

..

..

..

..

..

.

DADOS TÉCNICOS:

Participantes:

– Disputaram a Copa: 32

– Vagas na Copa: 32

– Jogaram as Eliminatórias: 193

– Inscritos nas Eliminatórias: 199

.

Regulamento:

1ª Fase: 8 grupos (4 seleções); classificam-se os 2 primeiros de cada grupo. 2ª Fase: Mata-mata (oitavas, quartas, semifinais e final, com disputa de terceiro). Desempate: Saldo de gols, gols-pró, confronto direto e sorteio, na fase de grupos. Prorrogação com “morte súbita” e pênaltis no mata-mata.

Clique e confira:

PARTICIPANTES E JOGADORES

TABELA

ARTILHARIA

ELIMINATÓRIAS (Wiki) / ELIMINATÓRIAS (RSSSF)**

ESCOLHA DA SEDE

Wikipédia Português

*Os links estão direcionados prioritariamente para a Wikipedia e RSSSF em inglês por confiabilidade de fontes.

**Como as Eliminatórias passaram a ficar muito grande, a Wikipedia subdivide os artigos por confederação, precisando seguir os links para vê-los. Por isso foi adicionado uma fonte extra (RSSSF), com layout da página pior, mas que tem todos os jogos no mesmo link.

Legendas

AET: após prorrogação (After Extra Time)

ASDET: após prorrogação com morte-súbita (After Sudden Death Extra Time)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: