Campeonatos Estaduais: Centro-Oeste

A nova expansão populacional e econômica do Brasil também começa a apresentar resultados no futebol. Times de Goiás e Brasília não são mais surpresas na série A. Então, não pare no tempo e conheça um pouco do futebol do cerrado.

Início: 1944

Fundação da Federação: 1939

Número de divisões em 2009: 3

Máximo de divisões já existentes: 3

Maiores Campeões:

Maiores Clássicos: Goiás x Vila Nova; Atlético Goianiense x Goiás; Atlético Goianiense x Vila Nova; Goiás x Goiânia; Goiânia x Vila Nova; Atlético Goianiense x Goiânia

História: O futebol mais bem-sucedido do Centro-Oeste a nível nacional. Conta com o único clube da região a já ter disputado uma Libertadores, o Goiás, que junto com outros grandes da capital como Vila Nova, Atlético Goianiense e o decadente Goiânia dominam o cenário estadual. Os clubes do interior têm poucas aparições.

Início: 1959

Fundação da Federação: 1959

Número de divisões em 2009: 3

Máximo de divisões já existentes: 3

Maiores Campeões:

Maiores Clássicos: Brasília x Gama; Brasiliense x Gama

História: O Campeonato Brasiliense começou um ano antes da fundação oficial de Brasília e foi disputado por trabalhadores na construção da capital. Desde então o futebol de lá evoluiu, e tem aparição nacional de seus principais clubes: o tradicional Gama e o novato Brasiliense. Como o Distrito Federal é indivisível, teoricamente não é possível ter futebol no interior, pois ele todo é o município de Brasília. Mas, uma particularidade é que a FBF é a única que permite filiação de clubes de outros estados, deste que sejam de municípios em um raio de até 200 quilômetros do Distrito Federal (existem poucos times de Goiás e Minas Gerais que disputam as diversas divisões do Campeonato Brasiliense).

Início: 1929

Fundação da Federação: 1942

Número de divisões em 2009: 3

Máximo de divisões já existentes: 3

Maiores Campeões:

Maiores Clássicos: Mixto x Operário de VG; Dom Bosco x Mixto; Dom Bosco x Operário de VG

História: O futebol de Mato Grosso é o de menor prestígio nacional na região Centro-Oeste: é o único estado da região que não ganhou nenhum título nacional (nenhuma série). No cenário local, os clubes mais tradicionais são Mixto e o atualmente licenciado Dom Bosco, de Cuiabá, e Operário da cidade vizinha de Várzea Grande. Nas últimas duas décadas, entretanto, os times do interior ascenderam e rivalizam com os tradicionais.

Início: 1979

Fundação da Federação: 1978

Número de divisões em 2009: 3

Máximo de divisões já existentes: 3

Maiores Campeões:

Maiores Clássicos: Comercial x Operário; CENE x Operário; CENE x Comercial

História: O futebol do Mato Grosso do Sul tem domínio histórico local dos grandes de Campo Grande, Operário e Comercial. Nos últimos anos, os dois estão em crise (o Operário foi rebaixado em 2009) e surgiu uma terceira força na capital, o CENE, além de vários títulos irem para o interior. Uma particularidade é que os times mais antigos disputavam o Campeonato Mato-Grossense antes da divisão dos dois estados e, com isso, Operário, Comercial e Corumbaense são os únicos clubes brasileiros a serem campeões estaduais em dois estados diferentes.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: