Campeonatos Estaduais: Sul

A região Sul pode não ter sido a primeira, mas é com certeza a que mais desafia a hegemonia dos clubes do Sudeste em cenário nacional e até internacional. Com um jeito todo peculiar de torcer e jogar, veja um pouco sobre os estaduais da região do Prata.


Início: 1919

Fundação da Federação: 1918

Número de divisões em 2009: 3

Máximo de divisões já existentes: 3

Maiores Campeões:

Maiores Clássicos: Grêmio x Internacional; Caxias x Juventude

História: O futebol gaúcho é bastante prestigiado e o de maior sucesso nacional e internacional da região Sul. Dominado pelos grandes de Porto Alegre, Grêmio e Internacional, que arrastam multidões aos seus jogos em todo o Rio Grande, alguns times do interior ocasionalmente chegam a ter renome nacional, também, como o Juventude, e volta e meia faturam algum título. Detalhe, depois dos 39 e 35 títulos respectivamente de Inter e Grêmio, segue o Guarany de Bagé com 2 e depois uma extensa lista de 13 times com 1 título cada.


Início: 1915

Fundação da Federação: 1937

Número de divisões em 2009: 3

Máximo de divisões já existentes: 4

Maiores Campeões:

Maiores Clássicos: Atlético Paranaense x Coritiba; Coritiba x Paraná; Atlético Paranaense x Paraná

História: O futebol do Paraná tem importância nacional, conquistando campeonatos nas diversas divisões. No cenário local o domínio é dos 3 grandes de Curitiba: Coritiba, Atlético Paranaense e Paraná. O interior, entretanto, tem força considerável. Outro fato marcante no futebol paranaense é o expressivo número de fusão de clubes. A história do Paraná, que tem 7 títulos, por exemplo, é um show de fusões: o Palestra Itália (3 títulos) se fundiu ao Ferroviário (8) e ao Britânia (7), formando o Colorado, que ganhou mais 1 título e se fundiu ao Pinheiros, que já tinha 3, formando o atual Paraná. Ah, só para evitar de você fazer as contas, nem somando os títulos de todos os ascendentes paranistas ele conseguiria ter mais que o Coritiba, que se orgulha de ser um dos poucos clubes sem fusão do estado (o mesmo acontece com as fusões do Atlético – o Coxa realmente é o maior campeão).


Início: 1924

Fundação da Federação: 1924

Número de divisões em 2009: 3

Máximo de divisões já existentes: 3

Maiores Campeões:

Maiores Clássicos: Avaí x Figueirense; Criciúma x Joinville; Avaí x Criciúma; Criciúma x Figueirense; Avaí x Joinville; Figueirense x Joinville

História: Com grande repercussão local, o futebol catarinense é, talvez, o mais equilibrado entre interior e capital. Possui dois grandes em Florianópolis, Figueirense e Avaí (que levam pequena vantagem em número de títulos estaduais) e dois grandes no interior, Criciúma e Joinville, todos os quatros com aparições esporádicas no cenário nacional. Outra prova do equilíbrio no estado é que o Campeonato Catarinense possui o maior número de campeões diferentes entre todos os estaduais vigentes: são 23 (perde apenas para o número de 32 campeões do extinto Campeonato Fluminense).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: