Campeonatos Estaduais: Sudeste

A região mais rica do país tem os campeonatos estaduais mais famosos e com maior cobertura de mídia. Mas além de muito dinheiro, eles são cheio de história e tradição. Conheça um breve resumo deles aqui no Cultura.


Início: 1906

Fundação da Federação: 1978 (a federação atual)

Número de divisões em 2009: 3

Máximo de divisões já existentes: 4

Maiores Campeões:

Maiores Clássicos: Flamengo x Fluminense; Flamengo x Vasco da Gama; Fluminense x Vasco da Gama; Botafogo x Flamengo; Botafogo x Vasco da Gama; Botafogo x Fluminense

História: O campeonato estadual do Rio de Janeiro é o que desperta maior interesse no país fora do seu próprio estado. Isso devido ao fato do Rio de Janeiro ter sido a capital federal até 1960 e também por poder ser considerada a capital cultural até hoje. Outra fama que leva é o de ser um dos mais desorganizados, que cresceu principalmente na década de 1990 e início da década de 2000. Desde que começou passou por diversas fases: 1906/60, Campeonato do Distrito Federal; 1961/78, Campeonato do Estado da Guanabara; 1979/… Campeonato do estado do Rio de Janeiro (unificado). O domínio, de longe, é de Fluminense, Flamengo, Vasco e Botafogo. Desde a unificação dos estados do Rio de Janeiro e da Guanabara ninguém além deles – e, conseqüentemente, nenhum time do interior – ganhou algum campeonato.

Ah, é claro que na época em que o Estado do Rio de Janeiro (capital em Niterói) era separado da cidade do Rio de Janeiro (Distrito Federal e depois Estado da Guanabara – que é a bandeira no cabeçalho ao lado da atual do Estado do Rio), o interior já tinha muito futebol. Mas isso é assunto para depois.


Início: 1902

Fundação da Federação: 1941

Número de divisões em 2009: 4

Máximo de divisões já existentes: 6

Maiores Campeões:

Maiores Clássicos: Corinthians x Palmeiras; Corinthians x São Paulo; Palmeiras x São Paulo; Corinthians x Santos; Palmeiras x Santos; Santos x São Paulo; Guarani x Ponte Preta; Corinthians x Portuguesa; Palmeiras x Portuguesa; Portuguesa x São Paulo; Portuguesa x Santos; Portuguesa Santista x Santos

História: O Campeonato Paulista de Futebol é considerado o mais organizado e de melhor nível técnico médio em todo o país. O domínio é dos quatro grandes (Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos), mas, como mostra o número extenso de clássicos, é impossível desprezar a tradição de clubes como Guarani, Ponte Preta e Portuguesa. Outros dados interessantes é que é o campeonato mais antigo do país, o que teve em 2009 o maior número de divisões (4) e o maior número de times sua primeira divisão do Brasileirão 2009 (6) e a maior primeira divisão estadual (com 20 times).


Início: 1915

Fundação da Federação: 1915

Número de divisões em 2009: 3

Máximo de divisões já existentes: 3

Maiores Campeões:

Maiores Clássicos: Atlético Mineiro x Cruzeiro; América Mineiro x Atlético Mineiro; América Mineiro x Cruzeiro

História: O Campeonato Mineiro está entre os mais importantes do país. Além de contar com Atlético e Cruzeiro, que dominam o cenário local e se destacam nacionalmente, também, tem outros clubes que, se não têm a mesma trajetória, são bastante tradicionais, como o América. Esporadicamente alguns clubes de fora de Belo Horizonte montam times que surpreendem os da capital. Caso do também tradicional Villa Nova, de Nova Lima, e recentemente do Ipatinga.


Início: 1917

Fundação da Federação: 1917

Número de divisões em 2009: 2

Máximo de divisões já existentes: 2

Maiores Campeões:

Maiores Clássicos: Desportiva x Rio Branco; Rio Branco x Vitória

História: O Campeonato Capixaba é um dos mais desprestigiados do Centro-Sul brasileiro. Os clubes dependem muito de apoio da política local, e o clube que briga pelo título em um ano pode ser o candidato ao rebaixamento do ano seguinte. Os clubes de maior tradição são Rio Branco, Desportiva e Vitória, porém não conseguem dominar o cenário local há muito tempo, que fica se alternando entre times da Grande Vitória e do interior. O Rio Branco, por exemplo, dentre os maiores campeões estaduais é aquele que acumula mais tempo em jejum, mais de 20 anos. O Espírito Santo é o patinho feio do Sudeste e conseguir levar um time à Série B do Brasileirão, objetivo humilde para seus estados vizinhos, em solo capixaba parece um sonho muito distante da realidade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: