Campeonatos Estaduais: Sudeste

A região mais rica do país tem os campeonatos estaduais mais famosos e com maior cobertura de mídia. Mas além de muito dinheiro, eles são cheio de história e tradição. Conheça um breve resumo deles aqui no Cultura.


Início: 1906

Fundação da Federação: 1978 (a federação atual)

Número de divisões em 2009: 3

Máximo de divisões já existentes: 4

Maiores Campeões:

Maiores Clássicos: Flamengo x Fluminense; Flamengo x Vasco da Gama; Fluminense x Vasco da Gama; Botafogo x Flamengo; Botafogo x Vasco da Gama; Botafogo x Fluminense

História: O campeonato estadual do Rio de Janeiro é o que desperta maior interesse no país fora do seu próprio estado. Isso devido ao fato do Rio de Janeiro ter sido a capital federal até 1960 e também por poder ser considerada a capital cultural até hoje. Outra fama que leva é o de ser um dos mais desorganizados, que cresceu principalmente na década de 1990 e início da década de 2000. Desde que começou passou por diversas fases: 1906/60, Campeonato do Distrito Federal; 1961/78, Campeonato do Estado da Guanabara; 1979/… Campeonato do estado do Rio de Janeiro (unificado). O domínio, de longe, é de Fluminense, Flamengo, Vasco e Botafogo. Desde a unificação dos estados do Rio de Janeiro e da Guanabara ninguém além deles – e, conseqüentemente, nenhum time do interior – ganhou algum campeonato.

Ah, é claro que na época em que o Estado do Rio de Janeiro (capital em Niterói) era separado da cidade do Rio de Janeiro (Distrito Federal e depois Estado da Guanabara – que é a bandeira no cabeçalho ao lado da atual do Estado do Rio), o interior já tinha muito futebol. Mas isso é assunto para depois.


Início: 1902

Fundação da Federação: 1941

Número de divisões em 2009: 4

Máximo de divisões já existentes: 6

Maiores Campeões:

Maiores Clássicos: Corinthians x Palmeiras; Corinthians x São Paulo; Palmeiras x São Paulo; Corinthians x Santos; Palmeiras x Santos; Santos x São Paulo; Guarani x Ponte Preta; Corinthians x Portuguesa; Palmeiras x Portuguesa; Portuguesa x São Paulo; Portuguesa x Santos; Portuguesa Santista x Santos

História: O Campeonato Paulista de Futebol é considerado o mais organizado e de melhor nível técnico médio em todo o país. O domínio é dos quatro grandes (Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos), mas, como mostra o número extenso de clássicos, é impossível desprezar a tradição de clubes como Guarani, Ponte Preta e Portuguesa. Outros dados interessantes é que é o campeonato mais antigo do país, o que teve em 2009 o maior número de divisões (4) e o maior número de times sua primeira divisão do Brasileirão 2009 (6) e a maior primeira divisão estadual (com 20 times).


Início: 1915

Fundação da Federação: 1915

Número de divisões em 2009: 3

Máximo de divisões já existentes: 3

Maiores Campeões:

Maiores Clássicos: Atlético Mineiro x Cruzeiro; América Mineiro x Atlético Mineiro; América Mineiro x Cruzeiro

História: O Campeonato Mineiro está entre os mais importantes do país. Além de contar com Atlético e Cruzeiro, que dominam o cenário local e se destacam nacionalmente, também, tem outros clubes que, se não têm a mesma trajetória, são bastante tradicionais, como o América. Esporadicamente alguns clubes de fora de Belo Horizonte montam times que surpreendem os da capital. Caso do também tradicional Villa Nova, de Nova Lima, e recentemente do Ipatinga.


Início: 1917

Fundação da Federação: 1917

Número de divisões em 2009: 2

Máximo de divisões já existentes: 2

Maiores Campeões:

Maiores Clássicos: Desportiva x Rio Branco; Rio Branco x Vitória

História: O Campeonato Capixaba é um dos mais desprestigiados do Centro-Sul brasileiro. Os clubes dependem muito de apoio da política local, e o clube que briga pelo título em um ano pode ser o candidato ao rebaixamento do ano seguinte. Os clubes de maior tradição são Rio Branco, Desportiva e Vitória, porém não conseguem dominar o cenário local há muito tempo, que fica se alternando entre times da Grande Vitória e do interior. O Rio Branco, por exemplo, dentre os maiores campeões estaduais é aquele que acumula mais tempo em jejum, mais de 20 anos. O Espírito Santo é o patinho feio do Sudeste e conseguir levar um time à Série B do Brasileirão, objetivo humilde para seus estados vizinhos, em solo capixaba parece um sonho muito distante da realidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s