O fenômeno Santa Cruz

No dia 09 de agosto de 2009, após um empate com o CSA (AL) e de somar só 5 pontos em 6 partidas, o Santa Cruz caia em casa na série D, terminando em último no grupo 4. Mas não sem deixar uma marca impressionante: uma média de público de 38.246 pagantes, que em todas as 4 divisões só era inferior à época à do Atlético Mineiro (39.709), que liderou o Brasileirão muitas rodadas. Enquanto isso Santo André e Barueri, na série A, não passam nem perto da marca de 5.000 de média. O que está acontecendo com o poder da torcida?

O Fenômeno Santa Cruz evidencia a falta de preparo na gestão do futebol vinda de muitos anos. Com uma torcida enorme e apaixonada, clubes populares não conseguem gerar negócios e ficam nessa situação tão desagradável para suas torcidas. Eliminado da série D na primeira fase – detalhe, mesmo com um público tão bom, o Santa não ganhou uma partida sequer no Arruda. O Remo, do Pará, nem se classificou para a Série D. E, do outro lado, clubes de prefeitura e de empresários faturam, embora sem a força da torcida eles nunca consigam se firmar em um negócio de longo prazo. Cadê o Novorizontino? A série B está inchada de times paulistas nessas condições (sempre faço ressalva aos populares e tradicionais Guarani, que ganhou acesso, Ponte Preta e Portuguesa): São Caetano e Bragantino estão entre as piores médias da série B. Ano que vem chega também o Guaratinguetá, junto com ASA (AL) e Icasa (CE), ambos do interior do nordeste, que, infelizmente, não gera esperança de longevidade, também.

Nesse contexto, é bom ver o ressurgimento de América (MG) e Guarani (SP) como exemplos de que é possível sair do fundo do poço. Então, sem desistir que ano que vem tem mais, para frente Santa… para frente Paysandu (PA), Remo (PA), Nacional (AM), Rio Branco (AC), Rio Branco (ES), Desportiva (ES), CSA (AL), CRB (AL), Sergipe (SE), Confiança (SE), Botafogo (PB), Treze (PB), Operário (MS), Mixto (MT)… levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima que a torcida vai atrás.

2 Respostas to “O fenômeno Santa Cruz”

  1. Felipe Teixeira Says:

    Muito bom o texto. É exatamente isso o que está acontecendo com os times do Nordeste. Felizmente, esse ano se Deus quiser teremos a volta da Copa do Nordeste, competição de grande importância para a região.

  2. Aconteceu no Mundo da Bola « Says:

    […] O Santa Cruz, que já foi tema de post aqui, venceu o Campeonato Pernambucano este ano, dando esperança para a torcida na disputa da Série […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: