Futebol Capixaba – O que mudou após São Mateus e Rio Branco

129718-4a21bd9e9699f-85

Após a primeira partida transmitida da série A do Capixabão depois de anos (semifinal entre Jaguaré e Rio Branco), relatamos em artigo sobre o momento de credibilidade e resgate que o futebol capixaba atravessava naquele momento. Grandes  públicos em decisões, ampla cobertura na mídia local, transmissão ao vivo em horário diferenciado para não concorrer com grandes centros. Eis que após tudo isso, ocorreu a batalha do Sernamby, onde Rio Branco e São Mateus foram às vias de fato e o jogo foi encerrado antes da hora. Mas quais serão as conseqüências desse incidente, que correu a mídia de todo o Brasil e até do exterior?

Em um primeiro momento, olhando aquele artigo, podemos dizer que fica difícil hoje fazer aquele apelo à ida do torcedor ao estádio pela tranqüilidade do ambiente. Se dentro do estádio as torcidas se comportaram bem, à parte da briga em campo, fora dele houve muito tumulto e hoje as brigas de organizadas já são constantes nos estádios. Depois, passado o estopim das brigas judiciais, fica claro o amadorismo que ainda ocorre na gestão do futebol local. Se após o TJD-ES ter confirmado o placar de 2 a 2 da partida que daria o título ao Rio Branco, a Federação chamou para si e deu placar de 2 a 0 para o São Mateus (alegando que o Rio Branco deu causa ao término da partida), afinal, para que serviu o julgamento desde o princípio? São questionamentos desse que faz a credibilidade que vinha sendo construída dar um enorme passo para trás.

A Copa Espírito Santo, após isso, está esvaziada, só conta com cinco times (o próprio São Mateus abandonou). Só vamos ter real noção dos impactos de São Mateus e Rio Branco no capixaba do ano que vem. A transmissão dos jogos continua me parecendo um bom negócio no lugar dos velhos enlatados de sábado a tarde e as licitações do Novo Kléber Andrade seguem seu cronograma. Mas cabe aos clubes agora sacudirem a poeira e provar novamente que podem motivar seus torcedores.

Entenda o caso de São Mateus e Rio Branco:

sm_x_rb

O São Mateus chega à final com melhor campanha e joga por dois resultados iguais contra o time da capital. A primeira partida termina 2 a 1 para o Rio Branco. Na partida de volta, após inúmeras brigas generalizadas dentro de campo, 3 expulsões do São Mateus e 4 do Rio Branco, o jogo é encerrado em 2 a 2 quando o lateral Hélder se contunde e deixa o Rio Branco com 6 jogadores (abaixo do limite mínimo). A lesão de Hélder foi confirmada ao vivo pelo médico do São Mateus. Ambas as equipes dão volta olímpica no dia.

No regimento interno da Federação, uma cláusula diz que o time que ficar com jogadores insuficientes deve perder o jogo por 2 a 0. Essa cláusula, para muitos, é mal copiada do regimento interno da CBF, que diz que isso só ocorre se o time “der causa ao fim do jogo”. Após briga judicial, o TJD-ES confirma o placar de 2 a 2 da partida que daria o título ao Rio Branco baseado na súmula em que o árbitro relata que encerrou (não suspendeu nem adiou) a partida antes da hora por insuficiência de jogadores (procedimento correto do árbitro) e manda a Federação oficializar o campeão. A Federação, contra a decisão do TJD-ES e interpretando diferentemente seu regimento, dá o título ao São Mateus alegando que os 4 jogadores expulsos do Rio Branco deram causa ao fim do jogo (sendo que um jogo só termina oficialmente após 5 expulsões). Com isso, o São Mateus é o campeão capixaba de 2009.

Anúncios

Uma resposta to “Futebol Capixaba – O que mudou após São Mateus e Rio Branco”

  1. Rodrigo "rod" Vasconcelos Says:

    “Tudo isso é uma embreaguês de sucesso”
    …escrevi certo?

    “Pensamento de velho! Vestimenta de velho!”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: